– Localizada no Complexo Industrial do Grupo Potencial, na Lapa (PR), ao lado da maior usina de biodiesel do país, a nova fábrica nasce integrada a um ecossistema de alta eficiência e inovação.
– O projeto inclui a construção de um terminal ferroviário, conectando a fábrica à linha férrea que leva ao Porto de Paranaguá, otimizando a logística e ampliando a competitividade no mercado internacional.
– A nova esmagadora de soja da Potencial Agro é um marco em tecnologia e produtividade para o setor de energia renovável no Brasil.
– Além de consolidar o papel de protagonismo na descarbonização da economia, o investimento promove o desenvolvimento estadual, a partir do beneficiamento interno de parte da soja produzida no Paraná.
– O farelo e a casca de soja, mais do que coprodutos do esmagamento de soja, são produtos estratégicos que complementam o portfólio do Grupo.
– Com investimento de R$ 1,7 bilhão na primeira fase, a planta industrial vai gerar 250 empregos diretos e 3 mil vagas indiretas.
– Maior investimento do Grupo Potencial, o projeto reforça planos da empresa em se tornar líder no setor de produção de biodiesel.
Um dos efeitos diretos na economia é a redução de custos de produção na alimentação animal nas granjas paranaenses, já que o estado é o maior produtor de aves e vice-campeão de suínos nos rankings nacionais.
A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2026.