Esmagadora de Soja

– Localizada no Complexo Industrial do Grupo Potencial, na Lapa (PR), ao lado da maior usina de biodiesel do país, a nova fábrica nasce integrada a um ecossistema de alta eficiência e inovação.  

– O projeto inclui a construção de um terminal ferroviário, conectando a fábrica à linha férrea que leva ao Porto de Paranaguá, otimizando a logística e ampliando a competitividade no mercado internacional.

– A nova esmagadora de soja da Potencial Agro é um marco em tecnologia e produtividade para o setor de energia renovável no Brasil. 

– Além de consolidar o papel de protagonismo na descarbonização da economia, o investimento promove o desenvolvimento estadual, a partir do beneficiamento interno de parte da soja produzida no Paraná. 

– O farelo e a casca de soja, mais do que coprodutos do esmagamento de soja, são produtos estratégicos que complementam o portfólio do Grupo.  

– Com investimento de R$ 1,7 bilhão na primeira fase, a planta industrial vai gerar 250 empregos diretos e 3 mil vagas indiretas. 

– Maior investimento do Grupo Potencial, o projeto reforça planos da empresa em se tornar líder no setor de produção de biodiesel

Um dos efeitos diretos na economia é a redução de custos de produção na alimentação animal nas granjas paranaenses, já que o estado é o maior produtor de aves e vice-campeão de suínos nos rankings nacionais. 

A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Sobre a Esmagadora de Soja

Em outubro de 2020, iniciamos a operação de uma segunda planta de biodiesel, com produção de 1.500 m³/dia. A soma das duas plantas totaliza uma produção diária de 2.500 m³”, explica Luiz Meira, Diretor Superintendente da Potencial Biodiesel.

A construção da segunda planta durou cerca de dois anos e considerou um upgrade de tecnologia. A Potencial passou a ser a primeira usina no Brasil a ter um processo denominado glicerólise. “Este processo é responsável por reutilizar os subprodutos do biodiesel, como o ácido graxo e a borra, e transformar tudo em biodiesel”, explica Meira. Desde então, a Potencial Biodiesel produz apenas biodiesel e glicerina, itens com maior valor agregado.

Além do mérito da conquista, cabe ressaltar que todos os investimentos realizados pelo Grupo Potencial, para alçar a Potencial Biodiesel a um novo patamar no mercado nacional, foram provenientes, na sua maioria, de recursos próprios.

Confira Nossos Produtos

A Casca de Soja é um subproduto valioso da agroindústria, amplamente utilizado como insumo na nutrição animal, por seu alto teor de fibras e digestibilidade. Oferecemos um produto padronizado, com rastreabilidade e segurança, ideal para sistemas produtivos que buscam eficiência e aproveitamento integral dos recursos agrícolas.

O Farelo de Soja Potencial é uma das principais fontes de proteína vegetal do mercado, destinado à nutrição animal de alta performance. Comercializado com controle de qualidade, origem garantida e segurança logística, atende às exigências de mercados nacionais e internacionais que valorizam rendimento nutricional e confiabilidade na cadeia de suprimentos.

O Óleo de Soja Potencial é produzido com matérias-primas selecionadas, oferecendo pureza, estabilidade e alto desempenho para aplicações industriais e energéticas, como a produção de biodiesel. Um produto versátil, com rastreabilidade e logística eficiente, que entrega valor em todas as etapas da cadeia.

Assine nossa newsletter