A força que move o desenvolvimento sustentável

No ano de 2010, após estudos e pesquisas, A Potencial Petróleo decidiu investir na produção de uma das mais inteligentes soluções para o mercado de combustíveis: o Biodiesel, energia limpa, renovável, de grande importância socioambiental e de constante crescimento no país. No ano de 2012, a Potencial Biodiesel foi então inaugurada, no município da Lapa, Paraná. Conheça um pouco da nossa história e da nossa evolução. 


A história de uma das mais inteligentes soluções sustentáveis de combustíveis

Em 2012, a Potencial Biodiesel iniciou sua operação com capacidade de produção aprovada pela ANP de 171,72 milhões de litros de Biodiesel por ano, e 16,2 mil toneladas de glicerina loira.


Em 2016, após ampliação da planta, a empresa passou a ter capacidade produtiva de 382,62 milhões de litros de Biodiesel por ano e 40,93 mil toneladas de glicerina loira, tornando-se uma das maiores usinas do país.  O ano de 2018 foi marcado por mais uma conquista para a usina. Em agosto, começaram as operações da fábrica de glicerina refinada da Potencial Biodiesel, com capacidade para produzir 45.000 toneladas do produto acabado por ano. Considerando a produção nacional do mesmo ano, o volume representa mais de um terço do total produzido no país. Considerando a produção nacional do mesmo ano, o volume representa mais de um terço do total produzido no país.


As principais matérias-primas utilizadas na fabricação do Biodiesel são: o óleo degomado de soja e a gordura animal (sebo bovino e graxa suína), além do óleo de cozinha usado. Anualmente são consumidas cerca de 300 mil toneladas de matéria prima, ambas compradas dentro e fora do estado do Paraná.     

INSUMOS
Dentre todos os insumos indispensáveis para a produção do Biodiesel, um dos mais importantes e que merece destaque é o Cavaco. Considerado uma fonte de energia renovável, a Potencial consome anualmente 50.000 toneladas desse insumo, o que equivale a 70.000 m³ de lenha. A demanda é atendida por produtores das regiões mais próximas, tanto dentro do estado do Paraná quanto do estado de Santa Catarina.
AGRICULTURA FAMILIAR
O Selo Combustível Social é um componente de identificação concedido pela SEAD a cada unidade industrial do produtor de biodiesel que cumpre os critérios descritos na Portaria N° 515, de 21 de agosto de 2018, e que confere ao seu possuidor o caráter de promotor de inclusão social dos agricultores familiares enquadrados no Pronaf, conforme estabelecido no Decreto n° 5.297, de 04 de dezembro de 2004, ou outro que venha substituí-lo. O Programa Nacional para Produção do Biodiesel, visa fomentar e incentivar o uso de matérias primas provenientes da agricultura familiar na produção de Biodiesel e auxilia no complemento da renda dos pequenos produtores.

A Potencial Biodiesel deve adquirir 40% de sua matéria-prima proveniente da agricultura familiar, conforme exigido pela SEAD, mas muito além do ato de atender a legislação do MDA – Ministério do desenvolvimento Agrário, a Potencial Biodiesel acredita que o incentivo a esses pequenos agricultores, através das cooperativas parceiras, é também um compromisso com o desenvolvimento e sustentabilidade desse grupo de trabalhadores que hoje é o maior responsável pelo progresso do país.
MELHORAR CONTINUAMENTE OS PROCESSOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

A responsabilidade ambiental faz parte dos nossos valores. Produzimos hoje garantindo o futuro sustentável das próximas gerações.

ENTRE AS MELHORES & MAIORES

A Partir de 2016, a Potencial Biodiesel entrou na lista das 1.000 maiores empresas do Brasil, segundo a Revista Exame - Maiores e Melhores. No ano de 2017, a empresa também esteve entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul pela Revista Amanhã.



Design Cliczoom - Dev Wadvice